sábado, 19 de novembro de 2011

O dia em que o Palmeiras colocou o São Paulo F.C. pra correr



EM JUNHO DE 1.942, O ENTÃO PRESIDENTE DA REPÚBLICA GETÚLIO VARGAS, ASSINOU UM DECRETO-LEI PROIBINDO TODAS AS ENTIDADES ESPORTIVAS DE AGREGAR A SEUS NOMES QUAISQUER ALUSÕES A PAÍSES ESTRANGEIROS.
DESSA FORMA, ASSIM COMO ALGUNS OUTROS CLUBES, O GLORIOSO PALESTRA ITÁLIA SE VIU OBRIGADO A MUDAR DE NOME, PASSANDO A SE CHAMAR INICIALMENTE DE "PALESTRA DE SÃO PAULO".

VOCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO: O QUE O SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE TEM A VER COM ISSO?
REALMENTE O SÃO PAULO NÃO TINHA NADA A VER COM ISSO, MAS, DE OLHO EM NOSSO PATRIMÔNIO (ESPECIALMENTE NOSSA CASA, O PALESTRA ITÁLIA),
DIRIGENTES E DIRETORES DO SÃO PAULO LIDERARAM UMA FERRENHA CAMPANHA CONTRA O PALESTRA ITÁLIA, ACUSANDO-NOS DE "TRAIDORES DA NAÇÃO", "FASCISTAS", DENTRE OUTROS ABSURDOS.

MESMO COM A MUDANÇA DE NOME PARA "PALESTRA DE SÃO PAULO", DIRIGENTES SÃO-PAULINOS LIDERARAM NOVA CAMPANHA, EXIGINDO MUDANÇAS MAIORES NO NOME, CONVICTOS DE QUE O PALESTRA  CEDERIA ÀS PRESSÕES E NÃO RESISTIRIA. SE OS BENS PATRIMONIAIS DO PALESTRA FOSSEM CONFISCADOS E LEILOADOS, CERTAMENTE IRIAM PARA AS MÃOS DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE.

ACONTECE QUE O PALESTRA ITÁLIA JÁ HAVIA SOBREVIVIDO A UMA GUERRA E NESSA ÉPOCA JÁ ERA UM TIME CONSAGRADO, DONO DE MUITOS TÍTULOS E, COMO JÁ ERA DE SE IMAGINAR, RESISTIU BRAVAMENTE A MAIS UMA GUERRA.
ALGUNS MESES APÓS A PRIMEIRA MUDANÇA DE NOME, O PALESTRA DE SÃO PAULO MUDOU EM DEFINITIVO PARA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS.

NASCEMOS CAMPEÕES!
O PRIMEIRO JOGO COM O NOME SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS NÃO PODERIA DEIXAR DE SER HISTÓRICO, MEMORÁVEL!

ERA O JOGO DE DECISÃO DO CAMPEONATO PAULISTA!
E ADIVINHA QUEM ERA O ADVERSÁRIO DO PALMEIRAS?
SIMPLESMENTE AQUELES QUE TENTARAM JOGAR TODA A NAÇÃO CONTRA NÓS, 
SIM, O ADVERSÁRIO ERA O SÃO PAULO!

O CLIMA DIAS ANTES DO JOGO JÁ ERA DE GRANDE HOSTILIDADE DOS SÃO-PAULINOS PARA COM OS PALMEIRENSES...CONSEGUIRAM MANIPULAR PARTE DA MÍDIA PAULISTA E JOGÁ-LA CONTRA NÓS...


20 DE SETEMBRO DE 1.942: O DIA DA DECISÃO!
DIANTE DE UM PACAEMBU LOTADO ENTRA EM CAMPO PELA PRIMEIRA VEZ COM O NOME SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS, 11 BRAVOS JOGADORES, GUIADOS PELO CAPITÃO DO EXÉRCITO ADALBERTO MENDES, TODOS CARREGANDO UMA ENORME BANDEIRA DO BRASIL. NINGUÉM ESPERAVA!

O PACAEMBU PERMANECEU CALADO POR ALGUNS SEGUNDOS, E, COMO NUM PASSE DE MÁGICA, AS ESPERADAS VAIAS TRANSFORMARAM-SE NUMA CALOROSA SALVA DE PALMAS QUE DUROU ALGUNS MINUTOS. 

NASCIA ALI O PALMEIRAS!
O PRIMEIRO TEMPO TERMINOU COM O PLACAR APONTANDO A VITÓRIA PALMEIRENSE POR 2 A 1.
AOS 14 MINUTOS DO SEGUNDO TEMPO, O PONTA-ESQUERDA ECHEVARRIETA ANOTOU O TERCEIRO GOL ALVIVERDE, DESESTABILIZANDO DE VEZ OS JOGADORES SÃOPAULINOS. AOS 19 MINUTOS, O ZAGUEIRO TRICOLOR VIRGILIO, QUE JÁ HAVIA MARCADO UM GOL CONTRA NO PRIMEIRO TEMPO, COMETEU PÊNALTI AO DERRUBAR OG MOREIRA NA ÁREA. INCONFORMADO COM A MARCAÇÃO DO PÊNALTI, VIRGILIO PARTIU PRA CIMA DO ÁRBITRO E FOI EXPULSO.     NAQUELE DIA, PERCEBENDO A GRANDEZA DAQUELE TIME QUE TENTARA DERRUBAR, O SÃO PAULO TREMEU...E CORREU, LITERALMENTE CORREU!

APÓS A EXPULSÃO DE VIRGILIO, OS JOGADORES SÃO-PAULINOS ABANDONARAM O GRAMADO, DECRETANDO A VITÓRIA PALMEIRENSE E A CONQUISTA DE SEU NONO TÍTULO PAULISTA.

O PALESTRA MORREU LÍDER
E O PALMEIRAS NASCEU CAMPEÃO!

O MELHOR TIME DO BRASIL, INDISCUTIVELMENTE!




Nenhum comentário:

Postar um comentário